O que há de diferente no novo iPad 2
O novo ‘tablet’ da Apple é mais fino, leve e rápido que a versão original e chega às lojas portuguesas a 25 de Março. Saiba o que distingue (ou não) as duas versões.
Mais fino, mais leve, mais rápido, mantendo o ‘design' apelativo e com novas características. O novo iPad da Apple, assegurou Steve Jobs, é superior ao modelo anterior e à concorrência, mas ainda assim falha a entrada USB para ‘pen drives'. "O ano de 2010 foi o ano do iPad. Hoje toda a gente tem um ‘tablet'. 2011 será o ano dos ‘copycats' (imitações)? 2011 será o ano do iPad 2", frisou o presidente executivo da tecnológica, na apresentação à imprensa, em São Francisco, na semana passada. O equipamento chega amanhã às lojas dos Estados Unidos e a mais 26 países, incluindo Portugal, a 25 de Março.
A presença de Steve Jobs acabou por ser a maior surpresa de toda a apresentação. O líder da Apple tinha pedido baixa médica, para tratar da sua saúde, mas não quis faltar ao lançamento do iPad 2. Quando subiu ao palco, visivelmente mais magro, mas mantendo a boa disposição de sempre, foi recebido com uma ovação pelos presentes.
"Steve Jobs desvalorizou o Xoom e o sistema operativo Honeycomb da Google - custa cerca de 800 dólares, mais do que todas, menos uma das versões do novo iPad. E o Honeycomb tem apenas 100 aplicações desenhadas contra 65 mil do iPad", referiu Chris Nutall, especialista em tecnologia do "Financial Times".
O equipamento, garantem os analistas, deverá ser um sucesso, com as vendas a atingirem um milhão de unidades em apenas 30 dias. As vendas do iPad 2 devem chegar a cerca de 5,6 milhões no primeiro trimestre após o lançamento. No primeiro trimestre após o lançamento do primeiro iPad, a Apple vendeu 4,19 milhões de unidades.
O iPad 2 tem apenas 8,8 milímetros de espessura, é mais leve, duas vezes mais veloz, e tem gráficos nove vezes mais rápidos para agilizar a sua utilização. Além disso, preenche algumas falhas da primeira versão, nomeadamente a introdução de duas câmaras, uma frontal e uma traseira, que permitem a realização de videochamada, através do FaceTime.
Preços mantêm-se
A Apple decidiu não subir o preço do equipamento em relação à versão anterior: nos Estados Unidos custará a partir de 499 dólares (357 euros), para o modelo ‘wi-fi' e a partir de 699 dólares (500 euros) na versão 3G. Apesar do iPad 2 ainda não ter preço fixo para Portugal, a loja virtual da Apple já baixou o preço do iPad 1, para 379 euros, na versão ‘wi-fi'. E há várias cadeias de retalho ‘online' a promoverem um programa de trocas, como o eBay ou o Nextworth. Nos Estados Unidos o preço da primeira versão também baixou 100 dólares.
Contudo, a Apple já não reinará sozinha no mercado dos ‘tablets'. Apesar de Steve Jobs defender que o iPad não é comparável com os equipamentos da concorrência, a nova versão já não caminha sozinha, como aconteceu com o modelo original. Segundo a consultora PRTM, antes da abertura do Mobile World Congress, em Barcelona, no mês passado, contabilizavam-se 102 ‘tablets' à venda ou em desenvolvimento, por 64 fabricantes. Marcas como HTC, LG, Motorola, Samsung e RIM, da BlackBerry, apostam em equipamentos semelhantes ao iPad, mas cada um com as suas características, à procura de diferenciação junto do consumidor (ver caixas). A Samsung já vai na segunda versão do Galaxy Tab, esta com 10,1 polegadas e a LG apresentou um modelo 3D, o Optimus Pad (que em Portugal será Máximo). Contudo, o Xoom da Motorola e o Playbook, da RIM, têm sido os que mais curiosidade têm levantado junto dos consumidores.
Ciente da concorrência, a Apple já estará a preparar uma terceira versão, que chegará em Setembro, segundo rumores de mercado. ‘Sites' especializados referem que o novo equipamento terá ligação LTE, a quarta geração móvel, sistema operativo iOS 5.1, uma maior resolução (2048 x 1536) e tecnologia ‘retina display' no ecrã.
Mestre de cerimónias
Steve Jobs foi a maior surpresa do evento da Apple. O presidente da tecnológica conduziu a apresentação do iPad 2, apesar de estar de baixa médica, a segunda no espaço de dois anos. Jobs está a ser tratado a um cancro no pâncreas e pediu ao conselho de administração para se ausentar da empresa, mas não quis deixar de estar presente na apresentação do novo produto.